Difusão da Língua Portuguesa
Língua Internacional
Língua Internacional
A política cultural externa do Brasil que envolve a difusão da língua portuguesa articula-se por meio dos Leitorados, dos Centros Culturais Brasileiros e dos Institutos Culturais.
A rede de Leitorados reúne professores especialistas em língua portuguesa, literatura e cultura brasileiras que atuam em conceituadas universidades estrangeiras, selecionados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES/MEC) e pelas instituições acadêmicas no exterior. Atualmente, o Departamento Cultural do Itamaraty coordena e subsidia as atividades de 55 leitorados, em 39 países. Adicionalmente, é concedido auxílio financeiro para os Núcleos de Estudos Brasileiros de Austin, Leiden e Berlim.
Os Centros Culturais Brasileiros são instituições diretamente subordinadas ao Chefe da Missão Diplomática ou da Repartição Consular do Brasil na jurisdição em que estão sediados, constituindo o principal instrumento de execução de nossa política cultural no exterior. Suas atividades englobam o ensino sistemático da Língua Portuguesa falada no Brasil; a difusão da Literatura Brasileira; a distribuição de material informativo sobre o Brasil; a organização de exposições e de espetáculos; a co-edição e a distribuição de textos de autores nacionais; a difusão de nossa música erudita e popular; a divulgação da cinematografia brasileira; a promoção de palestras, de seminários e de outras formas de expressão da cultura brasileira. No momento, existem em funcionamento 21 unidades, assim distribuídas: 12 no continente americano, 3 no continente europeu e 6 no continente africano.
Os Institutos Culturais Bilaterais são entidades sem fins lucrativos de direito privado que, embora autônomos, atuam em coordenação com a Missão Diplomática ou a Repartição Consular do Brasil da jurisdição em que estão sediados, promovendo atividades similares às desenvolvidas pelos Centros Culturais Brasileiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário