sexta-feira, 26 de março de 2010

Lingua Portuguesa - Lingua da Globalização1

LÍNGUA PORTUGUESA
A Língua da Globalização
J. Jorge Peralta
“A Língua Portuguesa é a Língua  
mais sonora que existe no mundo”

(Miguel de Cervantes, o maior escritor de Língua castelhana)

I
PRIMAVERA DA LÍNGUA PORTUGUESA
1. Primeira Língua Global
A Língua Portuguesa é um instrumento privilegiado de comunicação, pensamento e expressão.
É sobretudo um modo de ser, de estar no mundo. É a marca da identidade coletiva dos povos Lusófonos. É uma marca de prestígio mundial.
É uma língua neolatina, do tronco indo-europeu, enriquecida por múltiplas contribuições dos Celtas, Visigodos, Árabes, Fenícios, Hebreus e Romanos. Mais tarde recebeu rica contribuição da África, da Ásia e da América. Estas múltiplas matrizes, bem assimiladas e integradas, deram a Língua Portuguesa seu status de Língua Universal, com índole muito especial e sedutora; uma atratividade única no mundo.
A Língua Portuguesa é falada nos quatro cantos do mundo, em todos os continentes e em todas as nações.
É uma língua naturalmente globalizada, desde o século XVI.
Foi a primeira língua da globalização da história humana.
O código genético da Língua Portuguesa gestou-se juntamente como código genético do da Língua galega. O substrato do galego e do Português são muito próximos.
Daí que a Língua Portuguesa e a Língua Galega são irmãs gêmeas. Isto dá aos galegos o direito natural de serem considerados lusófonos. Isto não se dá com o castelhano, com o Italiano ou com o Francês, línguas irmãs pelo Latim, língua mãe. Cada Língua seguiu seu rumo impulsionada por substratos e adestratos que lhe deram o próprio e distinto código genético, que dá a cada uma a própria identidade e autonomia.
Precisamos ter ciência de que o Código Genético da Língua Portuguesa é sempre inviolável.
A Língua é única a nível de Sistema, que parte do código genético, mas é diversa na Norma linguística e na Fala, no estilo de cada um.
2. Hoje a língua Portuguesa é falada por 260 milhões de falantes, nos oito países de língua oficial portuguesa e na diáspora, em todos os demais países do mundo.
Os falantes que levam a Língua Portuguesa, por todos os cantos do globo, naturalmente, são os portugueses, os brasileiros, os angolanos, os moçambicanos, os cabo-verdianos, os guinenses, os sãotomenses e os timorenses. A Língua Portuguesa tem outros adeptos incondicionais, que o estimam e exaltam , como “a mais bela língua do mundo”. É uma língua melodiosa e rica em sons, sentidos, significados, ritmos e harmonias.
O Instituto Globilíngua tem por objetivo: a cultura, a defesa e a difusão da Língua da Língua. A GLOBILÍNGUA propõe-se ainda dar seu contributo a um desafio do momento: dar maior visibilidade e destaque aos valores típicos que dão, à Língua Portuguesa, a sua marcante versatilidade e eficiência que a credenciam para ser efetivamente a Língua Internacional, do século XXI, como queria Fernando Pessoa.
3. A Língua Portuguesa é uma instituição com 260 milhões de militantes e outros tantos de simpatizantes e admiradores. São 260 milhões de cidadãos desta língua, bela, sonora, harmoniosa, versátil e gentil. É a terceira língua mais falada no Ocidente.
Há algumas instituições criadas, para dar apoio ao cultivo e expansão da Língua Portuguesa, no mundo. Entre elas destacam-se: o Instituto Camões e a Academia de Ciências de Lisboa e a Academia Brasileira de Letras, o Instituto Machado de Assis, no Brasil; A Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, e Fundação Oriente, a Fundação K. Goulbenkian, Fundação Luso-Brasileira, o Instituto Internacional da Língua Portuguesa – IILP, a Fundação Casa da Cultura de Língua Portuguesa CCPLP, etc.
Ainda temos o Instituto GLOBILÍNGUA, nascido em 1969, na Universidade de São Paulo, com o nome de Grupo de Estudo e Pesquisa para o Ensino do Português – GEPEP, devidamente registrado em cartório ( Cartório Medeiros – São Paulo, sob o nº 47.334, Livro “A” - nº 27 – Registro Civil de Pessoas Jurídicas)
O Globilíngua após alguns anos inativo, volta a manifestar-se, com todo o seu vigor original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário