Programa Erasmus Mundus
O programa Erasmus Mundus (2009-2013) é um programa de cooperação e de mobilidade da UE na área do ensino superior que tem como objectivo promover a União Europeia como espaço de referência em educação de excelência em todo o mundo e o entendimento entre pessoas e culturas através da cooperação com países terceiros. É também objectivo do programa promover o desenvolvimento de recursos humanos e a capacidade de cooperação internacional de instituições de ensino superior de países terceiros, através da implementação de fluxos de mobilidade entre a União Europeia e estes países.
O Programa Erasmus Mundus concede apoio às seguintes actividades:
Acção 1: Implementação de programas conjuntos ao nível de pós-graduação: Mestrados (Action 1A) e Doutoramentos (Action 1B)Neste âmbito, as universidades têm a oportunidade de se organizar em consórcios, oferecendo a possibilidade de inscrição e frequência dos seus ciclos de estudos de mestrado ou doutoramento para que estudantes provenientes de todo o mundo tenham a oportunidade de realizar os seus estudos em instituições de ensino superior europeias. Esta acção prevê a atribuição de bolsas de estudo a estudantes europeus e de países terceiros, com o objectivo de apoiar a realização de estudos de pós-graduação dos quais resultará a atribuição de graus conjuntos, duplos ou múltiplos, dependendo do programa seleccionado.
Acção 2: Criação de consórcios internacionais com a participação de instituições europeias e instituições de países terceiros, com vista à implementação de programas de mobilidade de estudantes, docentes e investigadoresO programa apoia financeiramente os diferentes tipos de mobilidade previstos na candidatura: frequência de licenciatura, mestrado, doutoramento, pós-doutoramento e docência. Neste âmbito, as universidades europeias acolhem estudantes, docentes e investigadores provenientes das instituições de países terceiros, para a realização de estudos, docência ou investigação. Por outro lado, o programa possibilita que estudantes, docentes e investigadores europeus tenham a oportunidade de realizar um período de mobilidade em instituições de países terceiros com apoio financeiro concedido ao consórcio.
Acção 3: Organização de projectos com vista ao aumento da atractividade, visibilidade, perfil e imagem da educação superior europeia no mundo.
Actualmente a U.Porto participa activamente nas Acções 1 e 2 do Programa Erasmus Mundus:
No âmbito da acção 1, a U.Porto coordena actualmente 1 mestrado Erasmus Mundus:
- "GLITEMA - German Literature in the European Middle Ages". Coordenado pela Faculdade de Letras da U.Porto, em parceria com a Universität Bremen (Alemanha) e a Università degli Studi di Palermo Itália). Aprovado em 2009.
Ainda no âmbito da acção 1, a U.Porto é parceira em 3 mestrados Erasmus Mundus e em 1 programa doutoral Erasmus Mundus:
- "MUNDUSFOR - Formación de Profesionales de la Formación". Mestrado coordenado pela Universidad de Granada (Espanha), em parceria com a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da U.Porto, o Akershus College University (Noruega), a Université de Reims (França) e a Universitat Rovira i Virgili (Espanha). Aprovado em 2008.
- "TCCM - Theoretical Chemistry and Computational Modelling". Mestrado coordenado pela Universidad Autónoma de Madrid (Espanha), em parceria com a Faculdade de Ciências da U.Porto, a Universitat de València (Espanha), a Université Paul Sabatier Toulouse III (França), a Rijksuniversiteit Groningen (Holanda), a Katholieke Universiteit Leuven (Bélgica) e a Università degli Studi di Perugia (Itália). Aprovado em 2009.
- "SERP-Chem – Surface, Electro, Radiation and Photo-Chemistry". Mestrado coordenado pela Université de Paris-Sud 11 (França), em parceria com a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, a Università degli Studi di Genova (Itália) e a Uniwersytet im. Adama Mickiewicza (Polónia). Aprovado em 2010.
- "TEEME - Text and Event in Early Modern Europe". Doutoramento coordenado pela University of Kent (Reino Unido), em parceria com a Faculdade de Letras da Universidade do Porto, a Charles University in Prague (Rep. Checa) e a Freie Universität Berlin (Alemanha). Aprovado em 2010.
No âmbito da acção 2, a U.Porto coordena actualmente 4 consórcios Erasmus Mundus:
- "EBW - Euro Brazilian Windows". Coordenado pela Reitoria da Universidade do Porto, este projecto previu a implementação de mobilidades com o Brasil. No âmbito deste projecto, estudantes, docentes e investigadores brasileiros foram seleccionados e receberam apoio financeiro para desenvolver estudos, investigação ou docência na Europa. Da mesma forma, estudantes, docentes e investigadores provenientes das instituições europeias, envolvidas no consórcio liderado pela U.Porto, foram seleccionados e receberam bolsas para um período de mobilidade no Brasil. Aprovado em 2008.
- "EBWII - Euro Brazilian Windows II". Coordenado pela Reitoria da Universidade do Porto, este projecto é a continuação do projecto EBW, o qual também prevê a implementação de mobilidades com o Brasil. No âmbito deste projecto, estudantes, docentes e investigadores brasileiros serão seleccionados e receberão apoio financeiro para desenvolver estudos, investigação ou docência na Europa. Da mesma forma, estudantes, docentes e investigadores provenientes das instituições europeias, envolvidas no consórcio liderado pela U.Porto, serão seleccionados e receberão bolsas para um período de mobilidade no Brasil. Aprovado em 2009.
- "MUNDUS 17 - an Erasmus Mundus Project for Brazil, Paraguay and Uruguay". Coordenado pela Reitoria da Universidade do Porto, este projecto prevê a implementação de mobilidades com o Brasil, o Paraguai e o Uruguai. No âmbito deste projecto, estudantes, docentes e investigadores brasileiros, paraguaios e uruguaios serão seleccionados e receberão apoio financeiro para desenvolver estudos, investigação ou docência na Europa. Da mesma forma, estudantes, docentes e investigadores provenientes das instituições europeias, envolvidas no consórcio liderado pela U.Porto, serão seleccionados e receberão bolsas para um período de mobilidade no Brasil, no Paraguai e no Uruguai. Aprovado em 2009.
- "MUNDUS ACP". Coordenado pela Reitoria da Universidade do Porto, este projecto prevê a implementação de mobilidades de candidatos dos países ACP para as instituições parceiras na Europa. No âmbito deste projecto, estudantes, investigadores e pessoal docente e não docente dos países ACP serão seleccionados e receberão apoio financeiro para desenvolver mestrados, doutoramentos sandwich, investigação e docência na Europa. As únicas mobilidades previstas da Europa para as instituições parceiras nos países ACP são de 1 mês de duração e só para pessoal docente e não docente. Aprovado em 2010.
Ainda no âmbito da acção 2, a U.Porto é parceira em 6 consórcios Erasmus Mundus:
- "Erasmus Mundus México". Consórcio coordenado pela University of Groningen (Holanda). Este projecto previu a implementação de mobilidades com o México. Neste âmbito a U.Porto acolheu estudantes, investigadores e docentes mexicanos para um período de mobilidade. Da mesma forma, foi possível seleccionar estudantes da U.Porto para realizarem um período de estudos em instituições mexicanas parceiras no consórcio. Aprovado em 2008.
- "Erasmus Mundus 20". Consórcio coordenado pela University of Groningen (Holanda). Este projecto previu a implementação de mobilidades com El Salvador, Guatemala, Honduras, México e Nicarágua. Neste âmbito a U.Porto acolheu estudantes, investigadores e docentes destes países para um período de mobilidade. Da mesma forma, foi possível seleccionar estudantes da U.Porto para realizarem um período de estudos nas instituições parceiras destes países. Aprovado em 2009.
- "COOPEN". Consórcio coordenado pela Universitat Politécnica de Valencia (Espanha). Este projecto previu a implementação de mobilidades com Colômbia, Costa Rica e Panamá. Neste âmbito, a U.Porto acolheu estudantes, investigadores e docentes destes países para um período de mobilidade. Da mesma forma, foi possível seleccionar estudantes e docentes da U.Porto para realizarem um período de estudos nas instituições parceiras destes países. Aprovado em 2009.
- "LOTUS". Consórcio coordenado pela University of Gent (Bélgica). Este projecto prevê a implementação de mobilidades com Vietname, China, Indonésia, Myanmar, Cambodja, Tailândia. Neste âmbito, a U.Porto acolherá estudantes, investigadores e pessoal docente e não docente destes países para um período de mobilidade. Aprovado em 2010.
- "TOSCA". Consórcio coordenado pela Adam Mickiewicz University (Polónia). Aprovado em 2010. Este projecto prevê a implementação de mobilidades com Kazaquistão, Kyrgistão, Tajiquistão, Uzbequistão, Turquemenistão. Neste âmbito, a U.Porto acolherá estudantes, investigadores e pessoal docente e não docente destes países para um período de mobilidade. Aprovado em 2010.
- "EUROTANGO". Consórcio coordenado pela Universitat Politécnica de Valencia (Espanha). Aprovado em 2010. Este projecto prevê a implementação de mobilidades com Argentina. Neste âmbito, a U.Porto acolherá estudantes, investigadores e pessoal docente e não docente para um período de mobilidade. Aprovado em 2010.
Para esclarecimentos adicionais sobre os consórcios Erasmus Mundus, contacte com:
Implementação - Bárbara Costa - bcosta@reit.up.pt
Projecto EBW - Ana Reis - ebw@reit.up.pt
Projecto EBWII - Ana Reis - ebw2@reit.up.pt
Projecto MUNDUS 17 - Marília Cunha - mundus17@reit.up.pt
Projecto MUNDUS ACP - Diogo Silva - mundusacp@reit.up.pt
Projecto MUNDUS 20 - Rui Oliveira - mundus20@reit.up.pt
Projecto COOPEN - Rui Oliveira - coopen@reit.up.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário