domingo, 3 de setembro de 2006

UFPA integra

: :UFPA integra projeto de cooperação internacional de ensino

A Universidade Federal do Pará é uma das universidades brasileiras escolhidas para participarem do ProjetoErasmus Mundus, um programa de cooperação e intercâmbio de ensino, criado pela União Européia este ano. O programa já existia na Europa para os países do Bloco, mas esta é a primeira vez que a rede se expande para além do continente.

Todas as universidades européias poderiam inscrever um projeto. Mas, ao final, apenas três redes seriam efetivadas. Cada rede é formada por 20 universidades, sendo 10 do Brasil e outras 10 da Europa. <>, comemora Luzia Jucá, Assistente de Coordenação da Assessoria de Relações Nacionais e Internacionais da UFPA (ARNI).


Além da UFPA, participam das redes a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e a Universidade de Brasília (UNB). Já as instituições de ensino européias são: Universidade Gent (Bélgica), Universidade Gran Noble (França), Universidade de Dresden (Alemanha), Universidade de Tecnologia de Budapeste (Hungria), Universidade Politécnica de Valencia (Espanha), Universidade Politécnica de Deusto (Espanha), Universidade Lundes (Suécia), Universidade Técnica de Einshoven (Holanda), Universidade de Tecnologia de Praga (República Checa), Universidade Lulea (Suécia), Universidade de Barcelona (Espanha), Universidade de Bolonha (Itália), Universidade de Cambridge (Inglaterra), Universidade de Liege (Bélgica), Universidade do Minho (Portugal), Universidade de Stuttgart (Alemanha). As coordenadoras do Projeto são a Universidade do Porto e a Universidade de Coimbra, ambas de Portugal.


Erasmus Mundus prevê a mobilidade acadêmica em todos os níveis de formação. Professores, alunos de pós-graduação e graduação irão visitar as universidades que fazem parte dos projetos por um período de um a dois semestres. Alunos da UFPA visitarão universidades européias e os alunos estrangeiros serão recebidos na universidade paraense. << Para nossos alunos, essa é uma grande oportunidade de entrar em contato com outras culturas, aprender outros idiomas, conhecer tecnologias e metodologias diferentes. Para eles, é uma chance única de conhecer a Amazônia. Nossa região é uma das mais visadas e importantes do mundo >>, conta Luzia Jucá.


<< Há uma orientação do Ministério da Educação para que a cooperação internacional seja uma prática nas instituições de ensino superior brasileiras, mas nem todos fazem isso. A cooperação internacional sempre foi uma realidade na UFPA, mas era descentralizada até pouco tempo atrás e acontecia basicamente na pós-graduação >>, comenta a representante da ARNI. <
Erasmus Mundus, vamos incluir a graduação nessa experiência. Algo pioneiro na UFPA e na Amazônia >>.


Os Intercâmbios devem começar ainda no primeiro semestre de 2009. Podem participar do projeto alunos de graduação das Faculdades de Educação, Sociologia e Serviço Social; e discentes de graduação, mestrado e doutorado de todas as Faculdades de Engenharia. As áreas foram pré-determinadas pela União Européia, mas já há estimativas de estender as redes para outras áreas do conhecimento. << O resultado saiu na quinta-feira, 18, à noite e ainda estamos acertando os detalhes, especialmente, a questão dos prazos. Mas divulgaremos massivamente as datas para inscrições assim que tudo estiver acertado >>, confirma a coordenadora assistente.


COOPERAÇÃO AMERICANA: recentemente, a UFPA também fechou um acordo de cooperação internacional por meio do Programa CAPES/SIPSE. O projeto reúne a Universidade Federal do Pará, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidades Norte Dakota e a Universidade Tecnológica de Michigan.  Os intercâmbios iniciam em janeiro de 2009.


Texto: Glauce Monteiro - Assessoria de Comunicação da UFPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário