sexta-feira, 26 de março de 2010

O PROJETO GLOBILÍNGUA
Língua Portuguesa - A Língua Internacional
Língua da Globalização
J. Jorge Peralta
I
OBJETIVOS DO GLOBILÍNGUA
O projeto GLOBILÍNGUA tem por objetivo:
1- Cultivar e promover a Língua Portuguesa, como língua oficial dos povos lusófonos, nos quatro cantos do mundo, inclusive na Galiza, em Olivença e Goa, etc.
2- Promover a Língua Portuguesa, como Língua Universal, de comunicação e interação humana, na perspectiva de Fernando Pessoa .
3- Somar forças, com instituições nacionais ou estrangeiras de idêntica finalidade.
4- Promover a defesa permanente da Língua Portuguesa, argüindo seus eventuais detratores.
5- Divulgar atividades, eventos e exposições, referente à Língua Portuguesa, a ocorrerem em instituições nacionais ou estrangeiras.
6- Desvendar as artimanhas ardilosas que vão se armando, para a União Ibérica, com a anexação de Portugal e imposição da Língua Espanhola em Portugal, ficando entre nós a Língua Portuguesa como 2ª Língua (?!!). Insistir na União dos Povos Ibéricos, que já propusemos, na série “Língua Portuguesa Ameaçada”. Opõe-se, radicalmente à ideia fantasiosa e esdrúxula de União Ibérica.
7- Denunciar o clima de terror, contra a Língua Portuguesa, implantado por Madri, contra a Língua Portuguesa em Olivença, e contra o Galego, na Galiza, etc, como paradigma trágico de relações tirânicas. Estimular a convivência fraterna e não a “guerra” fratricida.
8- A Globilíngua quer elaborar e divulgar estudos e reflexões e oferecer ideias que conduzam a uma Política do Idioma, mais ativa, eficiente e fundamentada, nos países de Língua Portuguesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário