sexta-feira, 26 de março de 2010

sonoridade 6

VI
AS VOGAIS E A HARMONIZAÇÃO DO DISCURSO
13. A questão das sonoridades harmônicas das línguas não está apenas na articulação das vogais e consoantes no discurso; está também na proporção de umas sobre as outras, na língua falada ou em determinado contexto.
A análise estilística, para explicar o encanto das harmonias da frase, passa pelo percentual de consoantes e de vogais, num determinado texto, e por sua articulação lógica.
14. A partir de análise de algumas amostras de discurso, descobrimos os seguintes dados, em relação ao percentual de vogais e de consoantes:
Dos 12 fonemas vocálicos da Língua Portuguesa, a expectativa é que se distribuam os sons vocativos e consonantais numa média aproximada de 48% de sons vocálicos e 52% de sons consonantais (dado a confirmar).
A Expectativa é também que os sons vocálicos mais utilizados sejam a, e, i, o, u, numa proporção aproximada de 37% de todos os fonemas (sons da língua) utilizados no texto.
O /a/ é o fonema mais frequente da Língua Portuguesa, seguido do /i/. O /a/ e o /i/ totalizam 22% do total de fonemas do discurso. O /a/ e o /i/ deixam o discurso aberto, alegre e agradável.
Os sons vocálicos: é, ó, ã, ë, ï, õ, ü são: aproximadamente 11% dos fonemas do discurso. São sons harmônicos, na orquestração do texto.
As 10 consoantes mais utilizadas em português são: s, r, d, t, g, k, p, m, n, l, na ordem.

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