sexta-feira, 26 de março de 2010

O PROJETO GLOBILÍNGUA
II
Um Pólo Avançado
de Defesa da Língua Portuguesa
O Projeto Globilíngua – Língua Portuguesa como Língua Internacional ou Língua da Globalização, é um pólo avançado para defesa, cultivo e expansão da Língua Portuguesa no mundo.
O GLOBILÍNGUA atua em oito frentes:
1- Propõe a reformulação e dinamização de todo o Ensino, Textos e Didática do Ensino de Português, como Língua Materna, em todas as escolas, dos países de Língua oficial portuguesa, começando com pólos experimentais.
2- Propõe a difusão da Língua Portuguesa em todas as comunidades de lusofalantes e ou de luso-descendentes, espalhados pelos mundo (descendentes de portugueses, brasileiros, angolanos, moçambicanos, cabo-verdianos, guinenses, sãotomenses e timorenses.
3- Propõe apoiar a abertura de escolas de ensino de Língua Portuguesa, como 2ª língua , na escola regular ou em cursos livres, em toda a parte onde forem requisitados.
4- Fazer uma grande campanha publicitária institucional, por etapas, divulgando as excelências da Língua Portuguesa e a vantagem que oferece às pessoas, neste mundo globalizado, em termos culturais, de empregabilidade e de empreendedorismo.
5- Oferecer cursos para docentes, realçando os valores especiais da Língua Portuguesa, face ao Inglês e ao Espanhol, e que a habilita como língua de interação internacional, superior às duas, em aspectos humanísticos, na sonoridade e na versatilidade.
6- Propõe nova articulação entre os povos de Língua Portuguesa e a criação da Federação Brasil-Portugal, a ser posteriormente ampliada, englobando Angola, Moçambique e os demais povos lusófonos, ampliando a CPLP, em novas dimensões, com a União dos Povos Lusófonos.
7- Defesa do patrimônio, criado por Portugal, nos povos colonizados, superando preconceitos e ressentimentos, e revendo a história, com base em documentos; considerar a Língua Portuguesa como parte desse patrimônio comum construído.
8- Criar, nos povos lusófonos, em relação de reciprocidade, o Ano da Amizade: Brasil-Portugal; Angola-Moçambique; Brasil-Angola, etc. com tabela onde em oito anos, todos os países, mutuamente se apresente, nas artes, na literatura, no esporte, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário