sexta-feira, 26 de março de 2010

Lingua Portuguesa - Lingua da Globalização3

III
LÍNGUA PORTUGUESA, LÍNGUA MUNDIAL
10. Enfim, o que nos propomos é mostrar que a Língua Portuguesa é uma Língua Global e a mais versátil Língua da Globalização, como há séculos é vista por muitos. Queremos provar que, no Ocidente, em termos de desempenho, não há nenhuma língua superior à versatilidade da Língua Portuguesa, com todo o respeito às demais.
Esta missão ela já desenvolveu, eficaz e naturalmente, nos séculos XVI e XVII, no bojo da magna Epopéia dos Descobrimentos, que ajudou a lhe moldar o caráter, ao internacionalizá-la, por destino.
Queremos mostrar que a Língua Portuguesa está plenamente apta a exercer o papel de mediadora na comunicação eficaz e versátil, entre todos os povos da terra.
A língua Inglesa, a Espanhola, a Francesa e a Italiana são línguas belas, neolatinas como a Língua Portuguesa. No entanto, a Língua Portuguesa foi marcada para ter uma missão especial: está habilitada para ser Língua Internacional, a língua de um mundo globalizado. Compartilha essa missão com o inglês e o espanhol, sobre a qual tem vantagens consideráveis, como veremos.
A Língua Portuguesa deverá caminhar, ao lado da Língua Inglesa, que há muito tomou a dianteira, em função de ser uma língua funcional e a língua do novo “império”.
A Língua Portuguesa é imprescindível, no mundo moderno. Caminhará também ao lado do Castelhano, uma língua de dimensões respeitáveis
Aprofundaremos estes conceitos em outro artigo.
11. Sabemos que estamos, num mundo essencialmente, competitivo e corporativo, que muitos nos poderão combater, direta ou de modo camuflado, e até boicotar. Muitos valores humanísticos vão sendo descartadas, como é sabido. É a tática neoliberal que persiste. Oposição sempre a teremos. Faz parte da dinâmica da ação. É a oposição que nos fortalece e consolida.
Como toda a ação provoca uma reação, a Língua Portuguesa saberá lutar por seu espaço sem titubear.
O que responderemos é que a opção é sempre do “consumidor”. Temos ótima opção a oferecer.
É natural que quem descobre um produto melhor irá provocando novas opções. Isto é plenamente democrático e enriquecedor. O pensamento único é sempre ditatorial e retrógrado.
Se não formos capazes de demonstrar as vantagens de nosso “produto”, a Língua Portuguesa, como queremos que outros a apreciem?! Requisitemos a participação dos especialistas. Chamemos consultores, com esta perspectiva...
Temos um produto excelente[1], e como tal reconhecido por grandes autoridades. (Já lemos o testemunho de Cervantes). Vamos fazê-lo conhecido, como uma excelente opção. Todos precisamos implantar melhorias contínuas, buscando os meios mais eficazes.
Nosso mundo é pragmático em todos os sentidos. Busca o que melhor lhe serve.
Precisamos saber divulgar nosso “produto”, com competência e persistência, como faz o inglês e o americano.
Um conhecido sábio, disse: “a luz não se acende para esconder embaixo do alqueire, mas para colocar em cima da mesa, para a todos iluminar”
12. Considerando que o Brasil hoje é uma das 7 Grandes potências mundiais, propomos uma comissão bilateral, ou multilateral, do Brasil e de Portugal, centralizado no Brasil, com os demais povos de Língua Portuguesa, para estudar, teórica e praticamente as ações a serem efetivamente tomadas, para a expansão do nosso idioma comum . Acordos devem ser tratados no âmbito do Instituto Camões e do Instituto Machado de Assis, e dos demais Institutos especializados, coligados com a CPLP, para a eficaz defesa, pesquisa e difusão da Língua Portuguesa e respectivas culturas, em todos os povos do globo, no âmbito da Lusofonia. A GLOBILÍNGUA também quer ser ouvida.
Alguém está disputando o poder, no nosso idioma (?!!) Seria atitude inóqua. Até porque os “donos do idioma” nunca existiram. A língua é sempre um patrimônio compartilhado, coletivamente, por seus falantes nativos.
Estamos cientes de que, com muito trabalho, esforço, dedicação e entusiasmo, do Brasil, de Portugal e de todos os países lusofalantes, podemos colher grandes frutos, deste imenso desafio que se nos propõe: dar maior visibilidade e destaque aos valores especiais que dão à Língua Portuguesa seu status de mais versátil e eficiente Língua Internacional.
Assim sendo, deve imediatamente estar lado a lado com o inglês, com escolas e cursos especiais, por toda a parte. E com material de qualidade disponível, é lógico.
É preciso que se prepare uma vigorosa campanha, verificando e articulando as forças matriciais e motrizes da nossa língua.
Os professores de Português precisam ter alta motivação, conhecer a dinâmica da língua e ter a didática para saber motivar. Não podem ser apenas mercenários, vendendo sua mais-valia.
O Instituto GLOBILÍNGUA propõe-se divulgar, cultivar e aumentar o prestígio da Língua Portuguesa no mundo.


[1] Ver estudo adiante: “Excelência da Língua Portuguesa”

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