O PROJETO GLOBILÍNGUA
III
Estratégia de Atuação da GLOBILÍNGUA
1- O Instituto GLOBILÍNGUA é um espaço de diálogo, entre culturas e gerações dos povos de língua oficial Portuguesa e de todos os lusofalantes espalhados por todos os países do globo. É um espaço cidadão.
2- A GLOBILÍNGUA propõe-se dar seu contributo a um desafio atual: dar maior visibilidade e destaque aos valores típicos, que dão à Língua Portuguesa a sua marcante vitalidade e eficiência, que a credenciam como habilitada para ser efetivamente, a Língua Internacional do século XXI, como propunha Fernando Pessoa.
3- Estudar e Divulgar os grandes trunfos estruturais da Língua Portuguesa: a sonoridade, o ritmo, a harmonia das palavras e a versatilidade.
4- Acompanhar, divulgar, apoiar e propor ações, aos Institutos especializados de Língua Portuguesa, em nível nacional e Internacional: Instituto Camões, Instituto Internacional de Língua Portuguesa IILP, Instituto Machado de Assis, Fundação Luso-Americana, Academias de Letras de Portugal e do Brasil, Fundação Oriente, Fundação Goulbenkian, etc, etc.
5- Enfim, a GLOBILÍNGUA é uma sentinela avançada, que quer chamar a atenção das autoridades e principalmente para os formadores de opinião, os professores, políticos e pensadores, para as conspirações que se armam, há muito, contra a língua e a cultura portuguesa. Quer mostrar e denunciar o potencial dramático e o crime contra a liberdade e soberania e contra a integridade dos falantes da Língua Portuguesa, nas presumidas conspirações.
6- Lembrar sempre os predicados privilegiados da Língua Portuguesa, tão admirados por Miguel de Cervantes e Miguel de Unamuno:
O primeiro declarou:
“A Língua Portuguesa é a Língua mais sonora que existe no mundo”.
O segundo disse:
“A Língua Portuguesa é a língua espanhola, sem ossos”
Isto é: a Língua Portuguesa é harmoniosa, macia, juvenil e a língua espanhola é dura, angulosa e martelada.
Unamuno fala do encanto que a língua portuguesa produz nos espanhóis”.
7- Precisamos conhecer e divulgar as excelências da Língua Portuguesa, para dar reforço político às ações da GLOBILÍNGUA.
8- No processo de internacionalização da Língua Portuguesa, o estilo de fala mais versátil (para o ensino – aprendizagem) da nossa língua, como língua estrangeira é a modalidade de fala Brasil.
Enquanto a fala dos portugueses tende a suprimir as vogais átonas, a fala do brasileiro pronuncia, com clareza, todas as vogais, tanto as átonas como as tônicas, tal qual se falava no tempo de Camões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário