sexta-feira, 26 de março de 2010

sonoridade 4

  IV
GRUPOS VOCÁLICOS EM PORTUGUÊS
11. As vogais comumente, aparecem articuladas com consoantes: uma vogal + uma consoante, ou uma vogal entre duas consoantes: Ex: casa, mesa, janela; ou: papel, lápis, mês.
1) Grupo Vocálico: é a sequência de duas ou mais vogais, formando um conjunto.
Os grupos vocálicos podem reunir duas ou três vogais.
Quando é vogal + semi-vogal temos o ditongo ou tritongo: glória, história; quando o grupo é composto por vogal + vogal, forma um hiato: soar, perdoe.
O Ditongo pode ser crescente ou decrescente; oral ou nasal.
a) Ditongo Crescente: a voz incide sobre a segunda vogal: o primeiro elemento do ditongo é a semi-vogal.
Exemplos:
(ia) Glória, História;
(ie): série;
(io): ilusório;
(ua): contínua, água;
(ui): contrib, ruim;
(uo): árduo, exíguo.
A Língua Portuguesa tem 10 (dez) formas de ditongos crescentes. Aqui registro os mais comuns.
b) Ditongo Decrescente, ocorre quando a voz incide sobre o primeiro elemento: (caibro); os ditongos podem ser orais (chapéu) ou nasais (mãe).
c) Ditongos Crescentes Orais, quando a voz se apóia na primeira vogal e o som é emitido pela boca. Ex:
ai → caibro, saibro, sai;
               au → pau, bacalhau;
ei → quartéis;
ei → leite, feira;
éu → céu, chapéu;
eu → morreu, meu;
iu → ouviu, riu;
ói → anzóis, sois, dói,
oi → foice, boi;
ou → tesouro, dou;
ui → circuito, azuis.
Temos 13 (treze) formas de ditongos decrescentes.
d) Ditongos Crescentes Nasais, quando o som é produzido pelo ar que sai pelo nariz. Exemplos:
ãe: mãe, pães;
ão: cão, mão
em → (ëi) →bem; ontem;
e) Tritongo, sequência de três vogais: espiões, fiéis.
2) Hiato: quando duas vogais, em sequência, se pronunciam distintamente, em duas emissões de voz: tri-unfo; continu-e, perdo-e.
Nota: na fala é comum a tendência de amaciar o martelado de voz, causado pelo hiato, produzindo um ditongo.Ex: “perdoi”.
3) Prosódia
A prosódia é um capítulo da gramática que estuda as variações musicais significativas, linguísticas ou estilísticas, da linguagem humana: estuda o valor dos sons e tons produzidos pela cordas vocais.
Estuda também o ritmo que produz variações sonoras. Uma das marcas do texto, neste aspecto, é o sinal de interrogação ou de exclamação. Digo coisas diferentes quando falo: chegaste, ou chegaste?, ou ainda chegaste!

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