sexta-feira, 26 de março de 2010

Língua Portuguesa - Lingua da Globalização 4

IV
DA LÍNGUA FIXA ÀS VARIANTES DA FALA
13. As Línguas são mecanismos muito complexos.
As línguas têm dupla face que designamos como língua e fala.
A língua é um sistema de leis e regras, teoricamente fixo e abstrato, comum a todos os falantes, em estado de potência.
A fala é o sistema lingüístico de comunicação real e concreto que varia de pessoa para pessoa e de comunidade para comunidade, e através do tempo.
Precisamos distinguir as formas diferentes, de falar a Língua Portuguesa, pelo mundo afora.
A Língua é, sem dúvida, uma só e mesma língua, em toda a Lusofonia. Mas o estilo e a forma de falar, diverge de região para região, e de País para País. É uma questão simples de Sociolingüística. Cada região, com seu modo de falar, agrega alguns valores típicos, a serem destacados.
14. Damos aqui dois parâmetros básicos: Portugal e Brasil.
O modo de os portugueses falarem a nossa língua é doce, suave, harmoniosa e gentil. O modo de os brasileiros falarem a nossa língua também é muito doce e harmonioso. Dizia Eça de Queiroz que a fala dos brasileiros tinha açúcar.
Lígia Fagundes Telles diz que a nossa língua é a Língua Portuguesa, com sal, que lhe dá o sabor marcante e a torna muito apetitosa e saborosa.
O modo e o estilo de falar a Língua Portuguesa, no Brasil é mais destacado, mais inteligível: pronuncia todas as vogais e as consoantes. É o modo de falar ideal, para a aprendizagem da Língua, por estrangeiros.
Um dos que dá esse testemunho consistente e autorizado é Miguel de Cervantes: A Língua Portuguesa é a língua mais sonora que existe no mundo. (Lembrêmo-nos que Cervantes é o maior escritor da Língua Espanhola).
Lígia Fagundes Telles insiste: nossa língua do Brasil e de Portugal, é a mesma, mas o nosso estilo é diferente, é brasileiro.
Diríamos então que a marca do estilo do Brasil, e difere do estilo de Portugal. Cada um desses estilos tem valores próprios, ante a língua comum.
O estilo do Brasil, aliás, na opinião do Dr. Evanildo Bechara, é o estilo de falar a Língua Portuguesa pré-descobrimentos; o mesmo estilo de Camões. (Ver discurso na Câmara Federal, no ano 2000) – clique.
15. Padrão do Falar do Brasil – Padrão da Internacionalização do Português.
O estilo da fala brasileira da Língua Portuguesa é o que mais atrai estrangeiros, hoje, em todo o mundo. É uma questão pragmática.
Assim, não temos qualquer dúvida em afirmar que o estilo dos brasileiros falarem a Língua Portuguesa, é o estilo da internacionalização da Língua Portuguesa, por ser mais destacado e, por isso, mais assimilável pelo aprendiz estrangeiro. ( Ver o exemplo de Paulo Ronai).
Este é mais um grande serviço que o Brasil acrescenta à Língua Portuguesa.
O Brasil, hoje, tem um tesouro quase ilimitado, de grandes troféus. O mais rico de todos é, sem dúvida a Língua Portuguesa.
16. Os portugueses que nos desculpem: apreciamos a sonoridade, o ritmo e a harmonia da fala dos portugueses, mas devemos declarar, com toda a clareza e segurança, que a Língua Portuguesa é ensinada, com mais eficiência, com o estilo brasileiro de falar. É uma apreciação pragmática.
Com seu estilo de falar e de escrever, os brasileiros trazem grande riqueza à Língua Portuguesa.
O Brasil é a porta mais adequada para a efetiva internacionalização da Língua Portuguesa.
As políticas de ensino da Língua Portuguesa precisam prestar mais atenção ao Brasil.
Neste caso, acrescento: os portugueses e os brasileiros precisam ser mais solidários, nas questões do idioma comum, por todos estimado, querido e respeitado.
O Brasil é hoje o grande Portal da expansão da Língua Portuguesa, sem fronteiras.
Globilíngua é também um movimento dirigido às pessoas resolutas e audaciosas, que nunca desistem de seus ideais.
A Língua Portuguesa é o grande baluarte da Lusofonia sem fronteiras, num mundo plural.
Termino este estudo, com uma estrofe
de um poema de Antônio Ferreira, do século XVI:
Floresça, fale , cante, ouça-se e viva
A Portuguesa Língua, e já onde for
Senhora vá de si, soberba e altiva
Para saber mais, leia:
“Globilíngua ou Língua Portuguesa como Língua Internacional” (Clique)

Nenhum comentário:

Postar um comentário